R7 - Milhas voadas em companhias aéreas estrangeiras podem ser usadas no Brasil. Entenda

14 de Fevereiro de 2016

Sabia que, ao voar em cerca de 50 companhias aéreas no mundo todo, você pode acumular pontos em programas de fidelidade brasileiros? “Um número expressivo” de pessoas não faz uso dessas milhas e perde a oportunidade de trocar por produtos ou serviços, diz o presidente da Abemf (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização), Roberto Medeiros.

— Hoje, um número expressivo de pessoas ainda se esquece de pontuar. Mesmo quem está com pressa, dá para pedir os pontos depois de voar. [...] Às vezes, você tem uma promoção em uma companhia internacional que é boa para a época que você precisa. Mas não deixe de pontuar programa que você tem aqui no Brasil. Aí, se não for usar esses pontos para viajar novamente, troca por outra coisa.

Atualmente, os quatro programas de fidelidade das companhias aéreas brasileiras (Multiplus, Smiles, TudoAzul e Amigo) têm parcerias que podem render passagens em todos os continentes. Medeiros explica que os gastos do dia a dia podem ser trocados por esses bilhetes. 

— Como dica, dá uma olhada, navegue em todos os programas e veja quem são os parceiros. Por exemplo, se você é uma pessoa que normalmente vai para a Europa, escolha um programa que tenha mais companhias que voam para a Europa. A partir daí, passe a abastecer no posto de combustível daquele programa, a frequentar os estabelecimentos parceiros.

O mais importante, segundo o presidente da Abemf, é estar atento nessas parcerias. O R7 consultou os sites dos quatro programas de fidelidade das companhias brasileiras e encontrou informações claras sobre como e onde pontuar. Todos também oferecem telefones em caso de dúvidas.

Na hora da compra, passageiro pode escolher em qual programa parceiro da companhia aérea deseja pontuarReprodução

Ao comprar uma passagem aérea em qualquer companhia, você poderá escolher em qual programa deseja que os pontos daquela viagem sejam creditados. O número de cadastro deve ser inserido nesse momento.

Se isso não foi feito, ainda dá para solicitar no check-in. Basta saber com qual programa brasileiro a companhia tem parceria. Em uma passagem corporativa, por exemplo, em que outra pessoa fez a compra, é possível pontuar também, já que é o passageiro que recebe essas milhas.

Mesmo depois de ter viajado, as companhias dão um prazo para que sejam solicitadas as milhas. Para isso, basta ter o cartão de embarque e entrar em contato com a central de atendimento da empresa ou do programa de fidelidade.

Para se ter ideia, os pontos acumulados em um trecho entre o Brasil e os Estados Unidos ou Europa são suficientes para adquirir uma passagem de ida e volta para diversos destinos dentro do Brasil. 

Copyright © 2015 Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização - ABEMF. Todos os direitos reservados.