A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) divulgou balanço semestral que aponta um aumento de 9,8% no faturamento de seis de suas empresas associadas, na comparação entre o primeiro semestre deste ano e o mesmo período de 2017. Juntas, Dotz, LTM, Multiplus, Netpoints, Smiles e TudoAzul faturaram R$ 3,2 bilhões, segundo estudo desenvolvido pela consultoria GS&MD.
O número de cadastros nos programas das associadas chegou a 120,6 milhões em todo o país, no fim do primeiro semestre, representando um avanço de 20,8% em relação ao 1S17.
No mesmo período (1S18), foi emitido um total de 136,8 bilhões de pontos/milhas, número que representa um incremento de 16,6% em relação aos seis primeiros meses do ano anterior. Na emissão de pontos/milhas, varejo e bancos seguem como as principais fontes de acúmulo, responsáveis por 88,9% do total. Os 11,1% restantes são oriundos de viagens.
A análise dos resgates mostra que os participantes de programas de fidelidade estão aproveitando as oportunidades. O número de pontos/milhas resgatados cresceu 19,8% do 1S17 para o 1S18, alcançando um total de 117,0 bilhões. Diferente do que ocorre com o acúmulo, quando os consumidores trocam seu saldo, os itens favoritos são as passagens de avião, destino de 73,9% dos pontos/milhas.
Troca por produtos cresceu
Apesar da preferência por bilhetes aéreos, o varejo é um setor que vem ganhando espaço. Neste primeiro semestre, 26,1% dos pontos/milhas foram trocados por produtos ou serviços. No mesmo período do ano anterior, esse percentual estava em 23,8%.
“A evolução dos programas de fidelidade, que inclui o aumento das opções de acúmulo e resgate, tem levado o consumidor a perceber que os pontos/milhas podem fazer diferença em seu dia a dia, aumentando seu poder de compra. A troca não precisa mais esperar a viagem de férias, por exemplo. O resgate pode vir na fila do supermercado, no posto de combustível ou para aquela experiência em um show de música”, explica o presidente da ABEMF, Roberto Chade.
O executivo explica que, apesar do cenário econômico desafiador, o setor de fidelidade no Brasil deve continuar em ritmo de crescimento. “Muitos consumidores no país ainda estão aprendendo a utilizar os programas de forma a usufruir melhor de seus benefícios. O resgate de passagens, produtos e serviços, sem custo ou com descontos, amplia a percepção de valor por parte dos participantes, que tendem a aumentar seu engajamento. Observando as vantagens, pessoas que nunca fizeram uso da fidelização também ficam mais propensas a aderir aos programas”, conclui.
Destinos mais procurados
A pesquisa da ABEMF listou ainda os destinos mais resgatados com pontos/milhas de programas de fidelidade, no segundo trimestre de 2018. Miami, nos Estados Unidos, ficou na primeira colocação do ranking internacional, seguida por Orlando e Santiago, o primeiro da América Latina na classificação. Os 10 primeiros seguem com Buenos Aires, Lisboa, Nova Iorque, Paris, Roma, Lima e Montevidéu.
Nos destinos nacionais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília seguem nas três primeiras posições. Completam o ranking, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife, Curitiba e Manaus. A última capital listada integra a lista pela primeira vez.
O estudo foi apresentado no 3º Fórum Brasileiro de Fidelização, realizado pela ABEMF, no Hotel Unique, em São Paulo, no dia 26 de setembro. O evento reuniu grandes nomes nacionais e internacionais do mercado de fidelidade, do setor varejista, além de representantes de bancos e empresas de cartões, em um dia de debates sobre tendências e desafios do mercado de fidelidade no país.
Sobre a ABEMF
A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) nasceu em 2014 com o objetivo de debater questões institucionais e regulatórias do setor, representar os interesses de empresas e profissionais, além de fomentar ações para o fortalecimento e aperfeiçoamento contínuo do mercado brasileiro de fidelização.
Fazem parte da entidade oito das maiores companhias do segmento no país: Dotz, Grupo LTM, MasterCard, Multiplus, Netpoints, Smiles, TudoAzul e Visa. Entre as atividades desenvolvidas pela ABEMF estão a divulgação de dados do setor, obtidos por meio de estudos e pesquisas, e a busca por incentivos que beneficiem o mercado e seus associados.